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Processo seletivo
(cadastro de reserva):
- Diretor Superintendente (SUPEN)
- Diretor de Administração e Finanças (DIRAF)
- Diretor de Benefícios (DIRBE)
Assista ao vídeo abaixo para iniciar:
Clique nos botões abaixo para acessar o edital, ou se inscrever no processo.
*Pode ser solicitado que você faça login em uma conta Google para acessar o formulário de inscrição e enviar documentos.
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O que é a Funpresp-Exe?R: A Funpresp-Exe é uma Fundação com personalidade jurídica de direito privado, criada pela Lei nº 12.618, de 30 de abril de 2012, com natureza privada, e finalidade de administrar planos de benefícios de caráter previdenciário para os servidores ocupantes de cargo efetivo dos Poderes Executivo e Legislativo da União. Pelo fato de ter sido criada como integrante da Administração Pública Federal, submetia-se às regras de contratação estabelecidas pela Lei n° 8.666/93. Com o advento da Medida Provisória n° 1.119, de 2022, convertida na Lei n° 14.463, de 2022, a Funpresp-Exe deixou de integrar a Administração Pública Federal e, portanto, deixou de ter natureza pública, e passou a ser regida pela Lei n° 13.303, de 2016 (Lei das Estatais) no tocante às contratações. Atualmente, a Fundação conta com aproximadamente 105,6 mil participantes ativos, 187 patrocinadoras, 2 planos previdenciários e patrimônio administrado de mais de R$ 8 bilhões. Acesse o portal da Funpresp-Exe para para acompanhar tudo sobre a Fundação. Conheça o Estatuto da Funpresp-Exe para compreender mais.
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Quem é a Megaquality Brasil e qual seu papel neste processo seletivo?R: A Megaquality Brasil é uma empresa de consultoria atuante há mais de 20 anos no mercado e com experiência em Recrutamento e Seleção. A empresa foi contratada como parceira especializada em recrutamento e seleção e auxiliará no processo seletivo. Para conhecer mais sobre a empresa, acesse o site.
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O processo seletivo é apenas para servidores públicos?R: Sim. Os cargos são exclusivos para servidores públicos federais que sejam participantes ou assistidos de algum dos planos de benefícios administrados pela Funpresp-Exe, tendo reunido, no mínimo, 36 (trinta e seis) contribuições mensais (Art. 21 Estatuto Funpresp-Exe). Importante: Podem concorrer ao cargo todos os interessados com perfil compatível.
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É necessário ser participante dos planos da Funpresp-Exe para se candidatar à vaga?R: Sim. É necessário ser participante ou assistido de algum dos planos administrados pela Funpresp- Exe, tendo reunido, no mínimo, trinta e seis contribuições mensais.
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É requisito obrigatório possuir certificado emitido por instituição certificadora reconhecida pela PREVIC?R: Ainda na fase de inscrição, é desejável que os(as) candidatos(as) iniciem o processo para obtenção de ao menos 1 (uma) das certificações listadas abaixo, admitidas pela PREVIC e emitidas pelas seguintes instituições certificadoras (ANBIMA, ANCORD, APIMEC, CFASB, ICSS e PLANEJAR), a fim de cumprir os requisitos de que trata a Resolução CNPC n° 39 de 30 de março de 2021. O(a) candidato(a) selecionado(a) poderá apresentar a certificação mínima para o efetivo exercício do cargo em até 1 (um) ano após a data da posse. Para conhecer todas as certificações reconhecidas pela PREVIC, leia a Instrução Normativa 560.
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O que faz o(a) Diretor(a) de Seguridade?R: As principais atividades, atribuições e responsabilidades (conforme Art. 41 do Regimento Interno), são: promover a gestão do passivo dos planos de benefícios, monitorando a solvência e o equilíbrio dos planos; assegurar que as hipóteses biométricas, demográficas, econômicas e financeiras estejam ajustadas às características do plano de benefícios, do respectivo grupo de participantes, assistidos e beneficiários, ao cenário econômico e à legislação em vigor, incorporando tendências futuras nos procedimentos atuariais; manter o cadastro de participantes, assistidos e beneficiários, zelando para que as informações nele contidas sejam confiáveis e atualizadas periodicamente; coordenar o relacionamento com os patrocinadores e com as entidades e os órgãos de fiscalização e controle do sistema de previdência complementar, especificamente no que se refere aos assuntos pertinentes às áreas técnicas da Diretoria de Seguridade; acompanhar a evolução do sistema de previdência privada, analisando a legislação relativa à previdência oficial e à previdência complementar; monitorar o recolhimento das contribuições à Funpresp-Exe, à luz do plano de custeio, dos convênios de adesão e dos respectivos regulamentos, verificando o adimplemento e a incidência de eventuais encargos de mora, encaminhando à cobrança judicial quando for o caso; acompanhar a gestão do atendimento aos participantes e assistidos no que se refere aos benefícios previdenciários, dando andamento, quando for o caso, às solicitações recebidas; propor à Diretoria-Executiva alterações nos regulamentos dos planos de benefícios e planos de custeio; acompanhar a evolução das provisões matemáticas dos planos de benefícios, adotando as medidas pertinentes, resguardando a sua solvência; monitorar o cadastro e o recebimento de valores que devam ser objeto de comunicação às entidades e aos órgãos de controle de atividades financeiras; avaliar a necessidade de desenvolvimento de sistemas e ferramentas auxiliares à gestão do passivo dos planos de benefícios; e analisar as demonstrações e pareceres atuariais dos planos de benefícios da entidade. Consulte o Regimento Interno para mais informações.
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Qual o local de trabalho e dedicação?R: O local de trabalho será na sede da Funpresp-Exe, no endereço: SCN, quadra 02, bloco A, Salas 202/203/204 – Corporate Financial Center | CEP 70712-900 | Brasília-DF O regime de dedicação é integral.
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Qual o tempo de mandato dos diretores da Funpresp-Exe?R: O mandato dos membros da Diretoria-Executiva será de quatro anos, coincidente com os mandatos dos membros dos Conselhos, permitida uma única recondução, conforme art. 27 e § 3° do art. 48, ambos do Estatuto da Funpresp-Exe vigente. Consulte o estatuto para saber mais.
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É permitida a recondução do(a) diretor(a) após o término do mandato?R: Sim. É permitida uma única recondução ao cargo, conforme Art. 48 do Estatuto da Funpresp-Exe. Consulte o estatuto para saber mais.
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Quais os requisitos mínimos e competências necessárias para ocupar a posição?R: Para participar do processo é necessário cumprir ao menos os seguintes requisitos: São requisitos estatutários mínimos: Comprovar experiência no exercício de atividade na área financeira, administrativa, contábil, jurídica, de fiscalização, atuarial ou de auditoria. Não ter sofrido condenação criminal transitada em julgado. Não ter sofrido penalidade administrativa por infração da legislação da seguridade social, inclusive da previdência complementar ou como servidor público. Ter formação de nível superior completa. Ser participante ou assistido de algum dos planos administrados pela Funpresp-Exe, tendo reunido, no mínimo, trinta e seis contribuições mensais. Não ter exercido atividades político-partidárias em período inferior a 2 (dois) anos antes da data nomeação (consideram-se atividades político-partidárias aquelas em que o cidadão atue como participante de estrutura organizacional e decisória de partidos políticos – art. 21, § 1º). Não ter firmado contratos ou parcerias, como fornecedor, comprador, demandante ou ofertante de bens e serviços de qualquer natureza, com a Funpresp-Exe ou com algum de seus patrocinadores, em período inferior a 2 (dois) anos antes da data da nomeação. Não integrar concomitantemente outro órgão estatutário da Funpresp-Exe. Não exercer mandato concomitante, mesmo que parcialmente, com cônjuge, companheiro ou parente em linha reta ou colateral, por consanguinidade ou afinidade, até o terceiro grau. Não exercer simultaneamente mandato em órgãos colegiados de quaisquer empresas e coligadas dos patrocinadores que prestem serviços à Funpresp-Exe ou que tenham prestado nos três anos anteriores à posse no cargo. Demais requisitos exigidos: Diploma reconhecido, expedido por Instituição de ensino superior credenciada pelo Ministério da Educação ou por universidade estrangeira, desde que, neste caso, o diploma tenha sido revalidado no Brasil. Ter reputação ilibada. Comprovar efetiva experiência profissional em cargo de alta gestão ou áreas de atuação correlatas às atribuições do cargo, no setor público ou privado, por, no mínimo, 3 (três) anos. Conhecimento das melhores práticas de governança e conhecimento da legislação aplicável às funções do cargo e ao setor de previdência complementar e legislações posteriores, conforme o Anexo I deste Edital. Consulte o edital para mais informações.
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Existem requisitos não obrigatórios, mas desejáveis, que possam ser considerados diferenciais para os candidatos(as) que os possuírem?R: Existem sim. Além dos requisitos mínimos, também será considerado, o seguinte: São requisitos desejáveis: É desejável que o(a) candidato(a) reúna capacidades bem desenvolvidas de comunicação, visão sistêmica e estratégica, planejamento, organização, liderança, relacionamento interpessoal, visão de mercado e negócio, foco nos resultados, gestão de conflitos, negociação, inteligência emocional, habilidade em processo decisório colegiado, habilidade de delegação, capacidade de assumir riscos, resolução de problemas e autogestão. Experiência profissional em previdência complementar, mercado financeiro e/ou mercado de seguros, bem como áreas correlatas a atuária, estatística, métodos quantitativos, ciência de dados, tecnologia da informação, inovação, informática, transformação digital e gestão estratégica de negócios. Ainda na fase de inscrição, é desejável que os(as) candidatos(as) iniciem o processo para obtenção de ao menos 1 (uma) das certificações listadas abaixo, admitidas pela PREVIC e emitidas pelas seguintes instituições certificadoras (ANBIMA, ANCORD, APIMEC, CFASB, ICSS e PLANEJAR), a fim de cumprir os requisitos de que trata a Resolução CNPC n° 39 de 30 de março de 2021. O(a) candidato(a) selecionado(a) poderá apresentar a certificação mínima para o efetivo exercício do cargo em até 1 (um) ano após a data da posse. No edital você encontra todas essas informações. Consulte o edital.
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Qual o valor do salário para esta posição? Existem benefícios?R: A remuneração bruta é de até R$ 40.401,39 (quarenta mil e quatrocentos e um reais e trinta e nove centavos). Os valores estabelecidos para remuneração fixa do cargo ocupado na Funpresp-Exe dos membros da Diretoria Executiva são calculados pela diferença entre o valor fixado para a função de diretor, conforme definido na Política de Remuneração para Cargos Estatutários – PRCE, e o valor advindo da remuneração do respectivo cargo efetivo, inclusive para fins de 13º salário e adicionais de férias. Há possibilidade de pagamento por participação nos resultados no valor de 1,5 a 3 salários, caso ocorra o atingimento das metas institucionais, conforme Regulamento do Programa de Participação nos Resultados - PPR aprovado pelo Conselho Deliberativo, por meio da Resolução CD nº 548/2022, da 118ª Reunião Ordinária de 15 de dezembro de 2022 e atualizações anuais. Os benefícios estão previstos na Política de Remuneração para Cargos Estatutários em seu Anexo II. Consulte a Política de Remuneração para Cargos Estatutários para saber mais.
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Quais os benefícios para membros da Diretoria-Executiva?R: Os benefícios estão previstos na Política de Remuneração para Cargos Estatutários em seu Anexo II, conforme demonstrado abaixo: Consulte a Política de Remuneração para Cargos Estatutários para saber mais.
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Qual será a minha remuneração mensal caso eu seja selecionado(a) para a posição?R: A regra vigente para remuneração é a seguinte: Os valores estabelecidos para remuneração fixa do cargo ocupado na Funpresp-Exe dos membros da Diretoria Executiva são calculados pela diferença entre o valor fixado para a função de diretor, conforme definido na Política de Remuneração para Cargos Estatutários – PRCE, e o valor advindo da remuneração do respectivo cargo efetivo, inclusive para fins de 13º salário e adicionais de férias. Dessa forma, você continuará recebendo o salário de seu órgão de origem e a Funpresp-Exe pagará a diferença entre o valor que você recebe em seu órgão de origem e o valor total de remuneração mensal da Funpresp-Exe.
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Qual o período de inscrição?R: Os interessados que possuírem perfil compatível com o cargo podem encaminhar o currículo no período de 19 de Setembro a 02 de Outubro de 2023 até às 23h59, por meio do link: http://www.megaqualitybrasil.com.br/funpresp-exe , clicando no botão "Inscreva-se".
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Como realizar minha inscrição?R: Para realizar a inscrição, basta clicar no botão "Inscreva-se" no site: http://www.megaqualitybrasil.com.br/funpresp-exe. Será necessário anexar currículo e responder às perguntas de filtragem. Também poderá ser solicitado que o(a) candidato(a) faça cadastro na plataforma usando e-mail e senha, ou redes sociais para vinculação, caso preferir.
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Quais os documentos e dados obrigatórios para realizar a inscrição?R: Inicialmente será necessário anexar o currículo e responder perguntas obrigatórias de triagem inicial. Posteriormente será solicitado que o(a) candidato(a) envie todas as comprovações documentais de suas formações e experiências, tais como: certificados e diplomas; comprovantes de experiência profissional declarada por meio de contratos de trabalho, ou , atestados e declarações de experiência; comprovações quanto a reputação ilibada; e outros. A solicitação ocorrerá por e-mail no decorrer do processo.
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Quais são todas as etapas deste processo seletivo?R: O processo seletivo está configurado da seguinte forma: I. Inscrição no processo: Nesta etapa o(a) candidato(a) realizará inscrição pelo portal indicado, anexando seu currículo e respondendo a perguntas necessárias para aceite no processo. A partir da inscrição, será realizada triagem curricular para análise de atendimento aos requisitos do cargo. (Para realização da inscrição, poderá ser exigido que o(a) candidato(a) faça cadastro na plataforma usando e-mail e senha ou redes sociais para vinculação, caso preferir); Responsáveis pelo apoio na inscrição: Megaquality Brasil Responsáveis pela triagem curricular: Megaquality Brasil / Funpresp-Exe Prazo de inscrição: de 19 de Setembro a 02 de Outubro de 2023 Prazo para análise e triagem curricular: de 03 a 06 de Outubro de 2023 II. Teste psicológico e envio de documentação: Após realizar a inscrição, o(a) candidato(a) que passar à próxima fase responderá um teste de perfil comportamental que deverá ser realizado de forma online em até 01 (um) dia útil após o recebimento. A comunicação com instruções de resposta e link de acesso para o teste ocorrerá por e-mail. Em concomitante, será solicitado aos(às) candidatos(as) o envio de documentos comprobatórios de suas experiências listadas em currículo, tais como: certificados e diplomas; comprovantes de experiência profissional declarada por meio de contratos de trabalho ou, ainda, atestados e declarações. Responsáveis pela condução da etapa: Megaquality Brasil Prazo para resposta de teste de perfil: Até 09 de Outubro de 2023 III. Entrevista e participação em dinâmica avaliativa comportamental: Os(as) candidatos(as) aprovados após triagem curricular e cujos testes de perfil comportamental forem compatíveis com as competências necessárias ao cargo serão entrevistados pela equipe da Megaquality Brasil. Além disso, a Megaquality Brasil também irá aplicar sua metodologia de análise comportamental ao(à) candidato(a), consistente em: dinâmica de análise de cenários e cases, simulações de situações de trabalho e outros métodos avaliativos que permitam ampliar o diagnóstico acerca do nível de prontidão do(a) candidato(a) em relação a competências, conhecimentos técnicos e perfil comportamental. A entrevista e a dinâmica de análise comportamental ocorrerão de forma online, por meio de link de videoconferência a ser enviado ao(à) candidato(a) por e-mail. Responsáveis pela condução da etapa: Megaquality Brasil Prazo para entrevista e avaliações complementares: de 07 a 20 de Outubro de 2023 IV. Entrevista com a banca examinadora: Após a finalização da etapa anterior, os(as) 05 (cinco) melhores candidatos(as) (por ordem de classificação no processo) encaminhados(as) pela Megaquality Brasil serão entrevistados pela banca examinadora, de forma presencial em Brasília-DF ou remotamente para os(as) candidatos(as) que não residirem no DF. Responsáveis pela condução da etapa: Funpresp-Exe Prazo Entrevista com a banca examinadora: As datas serão comunicadas pela Funpresp-Exe aos(às) candidatos(as) por e-mail. *Após entrevista com a banca examinadora, o Conselho Deliberativo decidirá sobre o(a) candidato(a) selecionado(a) e o processo seletivo será encerrado, sendo iniciados os processos para cessão, habilitação junto à PREVIC e para posse no cargo.
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Como acompanhar o andamento do processo após a inscrição?R: No mesmo link em que o(a) candidato(a) se inscreveu poderá visualizar sua evolução no processo, conforme imagem ilustrativa abaixo: Além disso, todas as classificações, ou desclassificações de candidatos(as) em algum momento do processo serão informadas por e-mail.
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Qual o prazo para encerramento do processo seletivo?R: O prazo previsto para encerramento do processo é até novembro/2023.
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